Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Todo dia deve ser Natal


Todo final de ano, ao se aproximar o dia 25 de dezembro ouvimos dizer sobre “o verdadeiro Natal” ou “o verdadeiro significado do Natal”. Creio que não seja necessário explicar qual é o verdadeiro sentido do Natal. Creio também que entre as muitas mensagens que você já escutou ao longo dos finais de ano que você viveu estão mensagens como “o Natal é todo dia se Jesus nascer todos os dias em seu coração”.
Mas, na prática, o que isso quer dizer? Como Cristo pode nascer diariamente em mim? E que importância tem isso? De que forma a história do natal pode ser diariamente real em minha vida?
Vejamos 3 importantes pontos da história do verdadeiro natal que podem nos ajudar a compreender como essa mensagem natalina do nascimento diário de Cristo em nossas vidas pode ser real:
1. A promessa.
“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3:15.
“E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.” Gênesis 22:18.
“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” Isaías 7:14.
Para haver a história do nascimento de Jesus, como a conhecemos hoje, houve inicialmente uma promessa. Quando o homem pecou Deus prometeu um Salvador. Repetiu a promessa a Abraão dizendo que através de sua descendência a terra seria abençoada e, entre outras promessas, revelou a Isaías que Cristo nasceria de uma virgem.
2. O mensageiro.
Em Luca 1:26-35 vemos o relato da visita que o anjo Gabriel fez à Maria, anunciando o plano de Deus para sua vida e para a salvação da humanidade perdida. Deus se preocupou em enviar um mensageiro à Maria e torna-lhe conhecido Seu plano.
3. A aceitação humana.
“Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.” Lucas 1:38.
A resposta de Maria à Deus foi “sim”. Independente das implicações que houvessem para ela como mulher e para seu relacionamento com José, ela aceitou a vontade de Deus para sua vida, e só então pode gerar o Deus menino.
A promessa, o mensageiro e a aceitação de Maria, ou podemos dizer permissão, de que Deus cumprisse nela o Seu querer foram aspectos especiais que marcaram o nascimento de Jesus nessa Terra há aproximadamente 2011 anos atrás.
Esses mesmos 3 aspectos são essenciais para que o nascimento de Jesus ocorra diariamente em nossas vidas.
1. A promessa.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;” João 14:16
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:8.
Cristo prometeu enviar o Espírito Santo para que estivesse conosco sempre e, dessa forma, pela presença do Espírito Santo, estaríamos sempre com Cristo.
2. O mensageiro.
Assim como Maria recebeu as informações sobre o plano de Deus para o nascimento do Salvador através de um anjo, mensageiros são constantemente enviados a nós para informa-nos e alertar-nos acerca do plano que Deus tem para a salvação do mundo hoje. A Bíblia, o Espírito de Profecia, os sermões e o movimento de Reavivamento e Reforma que está ocorrendo em nossa igreja em todo o mundo, tudo isso são mensageiros de Deus nos dizendo que Cristo deseja nascer em nós.
3.  A aceitação humana.
Da mesma forma que Maria precisou dizer “sim”, para que Cristo nascesse dela, precisamos dizer “sim” a Deus. O anjo disse à Maria “descerá sobre ti o Espírito Santo” (Lucas 1:35). Maria precisou aceitar e receber o Espírito Santo para que Jesus nascesse. Nós precisamos fazer o mesmo. Precisamos aceitar e receber o Espírito Santo todos os dias, para que Jesus nasça diariamente em nós.
“Cristo soprou sobre os Seus discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo.” João 20:22. Este é o grande dom do Céu. Por meio do Espírito, Cristo comunicou-lhes Sua própria santificação. Imbuiu-os do Seu poder, para que pudessem ganhar almas para o evangelho. Daí em diante, Cristo viveria através de suas faculdades e falaria através de suas palavras. Tiveram o privilégio de saber que daí por diante Ele e eles seriam um. Precisavam acalentar Seus princípios e ser dominados por Seu Espírito. Não deviam mais seguir seus próprios caminhos, nem falar suas próprias palavras. As palavras que proferissem deveriam proceder de um coração santificado, e sair de lábios santificados. Não deveriam mais levar uma vida egoísta; Cristo devia viver neles e falar por meio deles. Dar-lhes-ia a glória que tinha com o Pai, para que Ele e eles pudessem ser um em Deus.” Ellen G. White, E Recebereis Poder – Meditação Matinal, p. 50;
Cristo nasceu através de Maria pela ação do Espírito Santo, e é pela ação do Espírito Santo que Ele pode e deseja nascer em mim e em você.
Todos os anos o período que antecede o Natal é um período em que se fala em ajudar ao próximo, em doar presentes, alimentos, em fazer o bem. Atribui-se essa atitude amável ao clima natalino. De fato, faz todo o sentido essa relação entre a prática da caridade e o Natal. A vida de Cristo em nós produz ações assim. Mas muito mais que suprir as necessidades físicas, a vida de Cristo em nós é uma oferta de salvação ao mundo. Ao Jesus nascer em nós, o mundo conhece o Salvador através de nossos atos e tem a oportunidade de aceitar a Salvação que Ele oferece.
Que Jesus possa nascer cada dia em mim e em você. Que nossa vida seja a vida de Cristo para que sejamos benção e salvação para o mundo. Oremos pelo derramamento do Espírito Santo em nossas vidas, aceitemos Sua divina ação em nós, e todo dia será Natal.
Karyne Correia é psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário